Sondagem Conjuntural do Setor de Tecnologia da Informação em Pernambuco

O SOFTEXRECIFE em parceria com o SEPROPE vem desde abril de 2016 realizando uma sondagem conjuntural do setor de TI no estado de Pernambuco. Trata-se de uma pesquisa por amostra que tem como base cadastral os associados ao SEPROPE. Essa pesquisa foi projetada para avaliar a situação e as expectativas do setor de TI no Estado. Ele é realizado trimestralmente e em 2016 foram realizadas três rodadas cobrindo os trimestres abril/maio/junho da primeira rodada, julho/agosto/setembro, na segunda rodada e outubro /novembro/dezembro na terceira rodada do ano.

Em cada uma dessas pesquisas são gerados três índices: Índice de Situação – IS, que pede uma avaliação de como a empresa está vendo a situação no trimestre corrente, Índice de Expectativa – IE, que pede uma avaliação dos negócios no trimestre seguinte ao da pesquisa, e o Índice de Confiança – IC que, por meio de uma combinação dos outros dois  gera um índice sintético que espelha a confiança do setor a confiança das empresas.

As informações, acompanhada de uma análise dos resultados de cada uma das sondagens, são transformada em um boletim e divulgados entre as empresas de TI e dado conhecimento à imprensa. Adicionalmente as empresas que foram sorteadas na amostra, e que a responderam, recebem, como informação extra, a sua posição em relação ao conjunto das respostas das empresas participantes na pesquisa.

© SOFTEXRECIFE. Todos os direitos reservados.