Desvendando a Robótica

 

Oficina: Desvendando a Robótica

Carga Horária: 03:30

Inicio: 12 de setembro de 2017 

Apenas 15 vagas

 

DESCRIÇÃO DA OFICINA

 

Através de uma didática simples e foco em atividades práticas, a oficina ‘Desvendando a robótica’ pretende apresentar os conceitos que permeiam esse universo mágico e inteligente que ainda se mostra um pouco distante da realidade de muitos.
Os momentos iniciais consistirão na explanação de conteúdos que embasam todo o restante, conhecimento dos sensores, atuadores e como eles são aplicados. Após isso, iremos iniciar as experimentações, onde os participantes poderão vivenciar e construir seus próprios artefatos inteligentes.

 

Objetivos

 

  • Promover a cultura Maker;
  • Desenvolver o conhecimento da robótica;
  • Incentivar a proatividade e a descoberta do novo,
  • Estimular o contato com a lógica de programação e eletrônica básica;
  • Despertar a criatividade para desenvolvimento de objetos e solucionar problemas de forma inovadora;
  • Promover interdisciplinaridade com outras áreas do conhecimento como artes, literatura e engenharias.
Público Alvo

 

Pessoas a partir dos 12 anos de idade interessadas em aprender a respeito da robótica, dispostas a lidar com desafios e entusiasmadas pela cultura maker. Nenhum conhecimento técnico será requisitado, visto que a oficina consiste na experimentação e troca de informações.

 

Competências

 

  • Fomentar o uso de software/hardware livre e distribuição colaborativa de conhecimentos;
  • Desenvolver consciência socioambiental;
  • Enxergar os problemas cotidianos como motivação para desenvolvimento de soluções inteligentes;
  • Entender o funcionamento e aplicação de sensores e atuadores;
  • Incentivar o empreendedorismo, fazendo uso dos conhecimentos de economia solidária e criativa para promoção do comércio local;

 

Metodologia

 

“… uma inteligência distribuída por toda parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta em uma mobilização efetiva das competências”. Lévy (2003, p. 28).
Aulas expositivas com recurso de data show, pesquisas, debates em sala de aula, dinâmicas de grupo, trabalho em equipe e aulas práticas com auxílio do computador e ferramentas mecânicas/eletrônicas estimulando criatividade e produção de dispositivos inteligentes.
Experimentações, onde o educando através da prática e do objeto da discussão, poderá entender a aplicação dos conhecimentos teóricos e relacioná-los com a sua realidade. Ao longo do curso os educandos realizarão tarefas que se completam culminando na realização de um projeto.

 

Formas de Avaliação

 

A avaliação será processual devendo ocorrer em todos os momentos do desenvolvimento do curso, podendo, assim, os processos de ensino e aprendizagem serem retomados. Serão considerados para fins de compreensão sobre o aprender dos educandos: a participação nas discussões, o envolvimento nos trabalhos propostos, a construção dos trabalhos individuais, a apresentação de trabalhos. No decorrer serão solicitados, trabalhos individuais e de grupos, onde os critérios de avaliação compreendem: a expressão clara de ideias, a identificação dos principais conceitos trabalhados, a capacidade de estabelecer relação entre os conteúdos aprendidos, bem como com a prática investigada de forma autônoma.
Serão realizadas tarefas que fazem parte um projeto maior, e cada tarefa só poderá ser realizada mediante a compreensão do conteúdo teórico prático.
Demonstrar o domínio da linguagem em situações de interação social e exercício da cidadania;
Desenvolver as habilidades, valores e atitudes para participar, responsável e eficazmente, da prevenção e da resolução dos problemas ambientais e da gestão da qualidade do meio ambiente.

 

Conteúdo Programático

 

Código Conteúdo Carga Horária Qtd. de aulas
IN

Descobrindo

●     Abrindo as “caixas pretas”

●     Experimentando

●     Componentes eletrônicos. (básicos)

50
Minutos
01
aula
SN

Sensores

●     O que são;

●     Como funcionam;

●     Quais são os mais comuns;

●     Aplicações

40
minutos
01 aula
AR

Arduino

●     Apresentação da plataforma;

●     Exemplos de programação;

●     Histórico e Aplicações da placa;;

40
Minutos
01
aula
PG

Programação com Arduino

●     conhecendo a interface

●     sintaxe

●     Aplicações básicas

●     Funcionamento

●     Prototipagem em protoboard;

80
minutos
02
aulas

 

Dia Mês Horário Carga Horária (Minutos)
12 Setembro 12:30h – 13:20h 50
14 Setembro 12:30h – 13:20h 40
19 Setembro 12:30h – 13:20h 40
21 Setembro 12:30h – 13:20h 40
26 Setembro 12:30h – 13:20h 40
Bibliografia

robolire.org
Arduino Básico
Blog FilipeFlop
Blog Lab de Garagem




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Marcelo Clemente
marcelo@recife.softex.br
Tel.: (81) 3224.4251

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