Porto Digital realiza seu primeiro hackathon totalmente online

Em parceria com o Programa MINAS, o Porto Digital lançou o “FICA EM CASA HACK”

 

O Porto DIgital, promoveu seu primeiro hackathon totalmente online, uma maratona intensa e criativa para pensarmos em como podemos mudar o mundo, através dos programas M.I.N.As e Porto+, iniciativas focadas em equidade de gênero e expressão LGBTI+, respectivamente. O objetivo do Fica em Casa Hack foi de unir vários perfis diferentes pra pensar em soluções para os impactos negativos gerados pela COVID-19 para pessoas em vulnerabilidade social, mulheres e pessoas da comunidade LGBTI+. Segundo estatísticas, esses grupos estão sendo os mais prejudicados durante a pandemia da COVID-19 (coronavírus). 

 

A maratona foi totalmente online e aconteceu durante 10 dias entre os dias 8 a 18 de maio. Foram mais de 300 pessoas inscritas e era possível se inscrever no evento como Pessoa Participante ou Pessoa Mentora. 150 pessoas participantes foram selecionadas e 20 pessoas mentoras… Além de mentores, para ajudar essas equipes a desenvolver projetos relevantes de impacto social, tiveram oficinas e palestras com pessoas convidadas. 

 

Os desafios do Fica em Casa HACK também estão conectados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU que preveem metas metas para 2030 e durante o evento, os participantes deveriam escolher apenas um desafio para desenvolver uma solução:

> Desafio 1 – ODS8/ODS10: 

Como ampliar habilidades técnicas e sociocomportamentais de pessoas jovens e adultas em vulnerabilidade social, com o objetivo tanto de aumentar o nível de empregabilidade quanto ampliar as capacidades empreendedoras das mesmas?

 

> Desafio 2 – ODS3/ODS5: 

Como minimizar todas as formas de violência contra todas as mulheres (cis, trans, travestis) nas esferas públicas e privadas?

 

> Desafio 3 – ODS3/ODS10: 

Como melhorar as condições de saúde (física, social, ambiental e emocional) de pessoas da comunidade LGBTI+?

 

Foram 20 soluções de impacto social geradas por equipes com pessoas de todo o Brasil!

A equipe que obteve mais pontuação foi a equipe Marie Curie, com o projeto ConMu, que poderá desenvolver a ideia na próxima turma do Mind The Bizz Digital, programa de empreendedorismo do Porto Digital!

Para mais informações sobre o hack, as gravações das oficinas/palestras e as soluções geradas no evento, só acessar o link: https://bit.ly/FicaemCasaHack

Confira todos os informativos


Acompanhe nossa agenda de eventos, cursos e palestras!

Agendas de eventos

© SOFTEXRECIFE. Todos os direitos reservados.