Setembro Amarelo: Meetup aborda saúde psicoemocional no ambiente corporativo

O painel contou com Daniele Brandão (Great Place To Work PE/AL); Felipe Politano (Moodar), e pela psicóloga especialista em terapia comportamental Mariana Gonçalo

 

Gestores de capital humano e profissionais das empresas do ecossistema participaram, no último dia 03 de setembro, de um meetup sobre saúde psicoemocional no ambiente corporativo. A iniciativa integrou a campanha de valorização da vida e prevenção ao suicídio intitulado Setembro Amarelo. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Moodar, SoftexRecife e GPTW (Great Place to Work), com apoio da Assespro PB/PE, Seprope, comunidade Manguez.Al e Porto Digital. O evento aconteceu na área de eventos do Portomídia, na Rua do Apolo, Bairro do Recife.

 

O painel foi composto pela diretora da Great Place To Work PE/AL, Daniele Maciel Brandão; pelo head de Marketing da Moodar (plataforma de saúde psicoemocional corporativa), Felipe Politano; e pela psicóloga especialista em terapia comportamental Mariana Gonçalo. O objetivo foi promover uma troca de experiência entre os participantes sobre a gestão de aspectos psicoemocionais com equipes corporativas, levando em conta o atual cenário do mundo da tecnologia e da inovação.

 

Proposto nacionalmente pelo Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria, o calendário de combate à depressão e de prevenção ao suicídio reforça a necessidade de a pessoa ficar atenta aos sintomas da doença e de buscar ajuda, assim como de profissionais de Recursos Humanos e áreas afins estarem preparados para lidar com essas situações. A campanha preventiva na área de saúde mental ajuda a romper com tabus e preconceitos na hora de buscar cuidados médicos.

 

Esse alerta e as campanhas educativas se tornaram muito importantes devido ao aumento nos casos de depressão e outras doenças ligadas à saúde mental. Entre 2015 e 2018, o SUS registrou o salto de 52% nos atendimentos ambulatorial e de internação relacionados à depressão, saindo de 79.654 para 121.341). Na faixa de 15 a 29 anos, o aumento foi de 115% no mesmo período, passando de 12.698 para 27.363. A alta por tratamento para doenças como depressão, ansiedade, estresse, dependência química e esquizofrenia também chegou à rede privada.

 

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o número de sessões com psicólogo realizadas cresceu de 8,12 milhões em 2012 para 17,55 milhões em 2018, representando uma expansão de 116%. Já as consultas com psiquiatras, no mesmo período, subiram 52%, passando de 2,90 milhões para 4,9 milhões. Diante dessa realidade, vem se tornado fundamental a sensibilização e o treinamento de gestores de empresas para a necessidade em apoiar funcionários acometidos por alguma dessas doenças psicoemocionais.

Confira todos os informativos


Acompanhe nossa agenda de eventos, cursos e palestras!

Agendas de eventos

© SOFTEXRECIFE. Todos os direitos reservados.