Recife recebe Semana Imersiva do Conecta Startup Brasil

Novo edital do programa está selecionando 100 startups e prevê até R$ 200 mil em aportes. Inscrições até o dia 13 de outubro pelo site

 

A Semana Imersiva do Conecta Startup Brasil aportou no Recife, entre os dias 4 e 6 de setembro, trazendo capacitações e um estímulo a mais para os empreendedores do Estado. A atividade teve o objetivo de preparar os pernambucanos para submeter seus projetos ao novo edital do programa que está selecionando 100 startups e prevê até R$ 200 mil em aportes. Nos três dias de imersão, aconteceram workshops, palestras e mentorias sobre inovação e empreendedorismo, além cases de empresas e de startups, no auditório do Portomidia, no Bairro do Recife.

 

As inscrições do edital foram prorrogadas e agora os interessados têm até o dia 13 de outubro para se cadastrar no site do programa (https://conectastartupbrasil.org.br/). A chamada é direcionada para equipes empreendedoras e startups em estágio inicial (early stage) que desejem desenvolver o seu negócio por meio de uma ação integrada de capacitação, mentoria com profissionais de mercado, conexão com empresas e networking. As equipes precisam ser formadas por, no mínimo, duas pessoas e não é necessário ter CNPJ constituído.

 

O programa é uma ação conjunta entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Softex Nacional e o parceiro executor, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Conecta busca aumentar a densidade de startups e estimular a cultura de open innovation, ligando jovens empreendedores a desafios tecnológicos compartilhados pelo mercado, assim como a empresas consolidadas.

 

Segundo Paulo Alvim, secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, existe uma grande demanda das empresas por soluções inovadoras e os negócios nascentes podem suprir essas necessidades. “Com o Conecta Startup Brasil, as startups terão a oportunidade de desenvolver essas soluções. Assim, os empreendedores ampliam suas bases de negócios e se tornam cada vez mais preparados para os desafios do mercado. Já para as empresas, o programa é uma oportunidade para fortalecer a cultura de inovação aberta e participar do ecossistema de inovação”, colocou.

 

O programa segue quatro etapas: Cadastro e Seleção para empresas; Cadastro e Seleção para equipes empreendedoras e startups; Welcome Aboard (conexão de startups com o desafio tecnológico cadastrado pelas companhias) e Desenvolvimento de Negócio. Em agosto, foram selecionadas 50 empresas de diferentes setores e indústrias para integrar a iniciativa. Das organizações aprovadas, 70% atuam no segundo setor, 22% no primeiro e 8% no terceiro. Entre elas, estão o Grupo Boticário, FCA FIAT Chrysler, 3M, Votorantim Cimentos, Burger King, L’Oreal Brasil, Johnson & Johnson, Natura e Unimed.

 

Na capital pernambucana, a Semana Imersiva do Conecta Startup Brasil contou com o apoio local do SoftexRecife, Assespro PB/PE, Seprope e Porto Digital. Quem perdeu essa ação preparativa para o edital, ainda pode se capacitar para a chamada fazendo gratuitamente a curso na plataforma de EAD do programa. O treinamento conta com videoaulas, materiais complementares e exercícios de avaliação. Inscrições no endereço www.cursos.conectastartupbrasil.org.br.

Confira todos os informativos


Acompanhe nossa agenda de eventos, cursos e palestras!

Agendas de eventos

© SOFTEXRECIFE. Todos os direitos reservados.