Empresários do setor de tecnologia debatem sobre planejamento tributário e gestão de talentos

Encontro mensal, realizado no último dia 19 de julho, contou com palestras de Lucas Ribeiro (Roit), Luciana Leão (MV) e Tereza Alves.

 

O planejamento tributário e a gestão de talentos no setor corporativo estiveram no centro das atenções dos empresários do ecossistema de TIC do Recife, no último dia 19 de julho. Os assuntos foram temas de palestras no encontro mensal de empreendedores do setor de tecnologia, promovido pela Assespro PB/PE com o apoio do SoftexRecife e do Seprope. As exposições tiveram à frente o fundador e sócio da Roit Consultoria, Lucas Ribeiro, e as especialistas na área de recursos humanos Luciana Leão e Tereza Alves. O almoço corporativo ocorreu no Fiordes Buffet, área central da capital pernambucana.

 

 

Sob o tema “Planejamento Tributário”, Lucas Ribeiro falou da importância de estudar e verificar, com antecedência, todas as formas existentes de tributação ligadas ao negócio, a exemplo do regime tributário mais conveniente e das particularidades fiscais envolvendo a atividade, estrutura de capital, localização, e modelo de contratação de profissionais. “Planejamento tributário se faz com antecedência. É preciso mapear as atividades, saber o quê e como a empresa está vendendo. As atividades na área de tecnologia são muito questionadas pelo fisco e pelos próprios clientes”, alertou Ribeiro.

 

 

Advogado e consultor há mais de 10 anos, ele também ressaltou que hoje o fato de ter uma ação estratégica é decisivo para os negócios, pois isso pode se refletir na redução da carga tributária e num maior fôlego financeiro, além de produtos e serviços mais competitivos. “A escolha do regime tributário, por exemplo, deve ser feita todos os anos e não só uma vez. Agora já é o melhor momento para começar a pensar qual será a melhor escolha para 2020”, colocou Ribeiro, que também apresentou o Roit Bank, uma solução que automatiza as tarefas do setor contábil e financeiro de corporações.

Ainda no mesmo encontro, as especialistas em gestão de pessoas Luciana Leão e Tereza Alves fizeram uma exposição intitulada “Propósito e Liderança Transformadores”. Na palestra, se explicou que o propósito é algo que envolve a dimensão emocional, gerando uma conexão entre a empresa e as pessoas. Ele deve inspirar e mobilizar a todos cotidianamente nas companhias. Já os líderes articulam os propósitos, colocam em prática a busca por eles e inspiram internamente outros colaboradores da organização.

 

 

Elas também apresentaram o projeto do Seprope que oferece suporte na área de gestão de pessoas e desenvolvimento de lideranças para startups. A iniciativa foi baseada em estudo realizado pela organização, que identificou diversos desafios nas empresas nascentes como falta de clareza no propósito da companhia, dificuldade em conseguir profissionais qualificados, ausência de estrutura de Recursos Humanos, problemas de formação de liderança e de produtividade.

Confira todos os informativos


Acompanhe nossa agenda de eventos, cursos e palestras!

Agendas de eventos

© SOFTEXRECIFE. Todos os direitos reservados.