Porto Digital realiza evento para inclusão da comunidade LGBTI+ no empreendedorismo e na economia criativa

Durante três dias, foram promovidas diversas ações no prédio do Apolo 235, como palestras, workshops, debates, oficinas e outras

 

Na Semana do Orgulho LGBTI+, o Porto Digital realizou a primeira edição do Porto+, projeto que visa fomentar a economia criativa e o empreendedorismo junto a população LGBTI+. Durante três dias – de 28 a 30 de junho -, diversas ações aconteceram no prédio do Apolo 235 (Bairro do Recife), como mini hackathons, palestras, workshops, debates, oficinas, exposições e apresentações culturais. O foco da iniciativa foi dialogar com essa população sobre mercado de trabalho e despertar o espírito empreendedor da comunidade, dando suporte a ideias e negócios.

 

“O Porto+ não vai se restringir apenas a esse evento. A ideia é que se torne uma política de inclusão definitiva dentro do parque tecnológico pernambucano, construindo resultados mais expressivos”, disse Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, salientando a importância de tornar o ecossistema de TIC um ambiente mais diverso e aberto às minorias. O festival também contou com apoio de empresas e entidades do ecossistema de TIC, como o 99, Berlim Digital, Assespro PE/PB, Seprope, Manguez.Al e o SoftexRecife.

 

Gratuitas, as capacitações e sensibilizações aconteceram em quatro áreas: Tecnologia, Comunicação, Design e Artes. Na sexta, o festival foi aberto pela mesa redonda “O mercado está aberto para pessoas trans?”, com Chopelly Santos (Coletivo Amotrans), Gabriel Ventura (Coletivo Amotrans), Samantha Cabral (Coletivo Monalisa), Deliylah Gomes (Natrape) e Daiana Meira. Já no segundo dia, as atividades passaram a ocupar várias salas do Apolo 235 (auditório, LOUCo, galeria e Design Center). Destaque para as oficinas ‘Fabricando acessórios criativos à laser’ e “Criação de estampas a partir de alternativas artesanais”.

 

No domingo, último dia do evento, a programação foi marcada pelo “Hackabee: Tire ideias do papel”; pelo Mind The Bee; Workshop de Tatuagem com Tal (início às 13h) e Oficina de Expressão Corporal. Para João Izzidio, um dos idealizadores do evento, o Porto+ surge no ecossistema de TIC pelo fato de a palavra diversidade ser uma peça chave em ecossistemas. “Desejamos que o evento se torne de fato um projeto de impacto social”, concluiu.

Confira todos os informativos


Acompanhe nossa agenda de eventos, cursos e palestras!

Agendas de eventos

© SOFTEXRECIFE. Todos os direitos reservados.