Debate sobre fintechs movimenta encontro de empresários do setor de tecnologia

Evento, realizado no dia 17 de maio no Fiordes Buffet, contou com a participação especial de Arthur Barbosa, CEO da Pagcerto

Responsáveis por promover uma transformação no mercado financeiro ao melhorar a experiência do usuário e abocanhar um público desbancarizado, as fintechs e os seus serviços inovadores foram tema do encontro de empresários do ecossistema de TIC do Recife, no mês de maio. O evento contou com a participação especial de Arthur Barbosa, CEO da Pagcerto, que fez uma palestra e coordenou um debate sobre o assunto. Promovido pela Assespro, com apoio do SoftexRecife e Seprope, o almoço corporativo aconteceu no dia 17 de maio, no Fiordes Buffet, localizado na Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro.

Em sua exposição, Barbosa falou que o Banco Central vem avançando no processo de aumentar a concorrência no sistema financeiro do país. O pontapé inicial foi dado ainda em 2013, quando se permitiu a criação de contas e arranjos de pagamentos. A partir daí, nasceram as primeiras Fintechs que passaram a disputar o mercado de processamento de transações com cartões de débito e crédito. “O objetivo de se criar esse ator foi descentralizar, tirar a hegemonia dos bancos. Isso possibilitou que as fintechs conseguissem oferecer serviços com condições e custos muito mais eficientes. Desde então, está sendo criado um mercado com um grande potencial”, argumentou.

Nesses seis anos, as fintechs ganharam musculatura mirando um público insatisfeito com os serviços existentes ou sem relacionamento com as instituições financeiras tradicionais. Pelos dados da última pesquisa do IBGE, hoje há cerca de 60 milhões de desbancarizados no Brasil. Isso representa quase metade da população ativa do país. “Há uma boa parte da população com o nome sujo e, por isso, não consegue abrir conta; há pessoas com resistência a bancos porque acham que serão enganadas; ou ainda aquelas que ganham pouco para pagar as cestas de serviços. Por isso, quando se criou esse modelo, que oferece serviços sem tarifa mensal e se cobra só pelo usado, abriu-se um grande leque de oportunidades”, comentou.

Entre os anos de 2017 e 2018, as compras no varejo com cartão pré-pago cresceram mais de 68%, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Para Barbosa, esse é um reflexo claro da entrada das fintechs no mercado. “Os benefícios já estão chegando à população e, por isso, as pessoas começam a pensar que as fintechs são só de arranjos de pagamento. Contudo, não é assim. Embora hoje elas sejam a maioria, as fintechs podem ser de pagamento, empréstimo, seguro ou qualquer coisa que gere dinheiro ou movimentação financeira e seja baseado em tecnologia”, explicou o CEO da Pagcerto.

Pagcerto – Barbosa falou ainda sobre a solução da Pagcerto, que é uma fintech de pagamento. “Nós desenvolvemos uma plataforma white label em que conseguimos integrar todas as soluções de pagamento e financeiras a um sistema de terceiros. Nessa plataforma, nós negociamos uma porcentagem com a empresa e ela pode usar outra porcentagem um pouco maior junto ao cliente porque este estará utilizando um método de pagamento integrando no seu marketplace, em que empresa terá a gestão. O empresário não precisa entender o modelo de negócio da fintech, apenas vai conectar a nossa plataforma com o seu marketplace e a diferença entre o que ele negócio com a fintech e o seu cliente é dele”, detalhou.

Para Barbosa, o grande diferencial do uso dessa plataforma é que o empresário começa a gerar uma receita em cima desse movimento financeiro que é gerido pelo marketplace do próprio empresário. “Além da facilidade do pagamento, na Pagcerto, os recursos oriundos das vendas no marketplace podem ficar numa conta em nome do lojista/empresário. Assim, não é preciso de um banco para receber esse dinheiro e ainda é possível criar um arranjo de pagamento. Tudo isso é permitido graças a essa nova regulamentação de meios de pagamento”, concluiu.

Confira todos os informativos


Acompanhe nossa agenda de eventos, cursos e palestras!

Agendas de eventos

© SOFTEXRECIFE. Todos os direitos reservados.