Palestra aborda a importância de empresas terem propósito claro para gerar mais resultados

Encontro mensal dos empresários de TIC contou com uma exposição sobre branding, que teve à frente a especialista Karina da Fonte, da UniqBranding

Estabelecer conexões baseadas em valores com os stakeholders se tornou uma questão fundamental para impulsionar os negócios. Este cenário foi tema de debate entre os empresários e executivos do ecossistema de TIC de Pernambuco, no último dia 15 de março, durante o encontro mensal do setor. Para tanto, o almoço corporativo contou com uma exposição sobre branding, que teve à frente a especialista Karina da Fonte, da UniqBranding. O evento, realizado pela Assespro-PE/PB, com o apoio do SoftexRecife, Seprope e Manguez.al, aconteceu no restaurante Douro In, no Pina.

Em sua palestra, intitulada “O propósito alavancando valor intangível e impactando resultados”, Karina da Fonte falou sobre o uso das ferramentas de branding para melhorar a sintonia entre empresas e os seus diversos públicos. “O branding é uma abordagem de gestão focada nas pessoas com o objetivo de aumentar a percepção de valor delas sobre a marca. Usamos muito o conceito de ecossistema no qual fazemos o mapeamento de todos os públicos que interferem na geração de valor da marca. Nesse conjunto, existem clientes, colaboradores, investidores, fornecedores e mais”, explica.

De acordo com o ela, para o trabalho estabelecer tal sintonia, a empresa passa a ter um valor significativo e isso requer uma grande reflexão sobre identidade, o jeito de ser, a razão de existir, os comportamentos e as crenças da organização. Esse valor é baseado principalmente em um propósito maior da empresa que precisa estar claro e ser compartilhados por todos. “As pessoas buscam ideais que lhes movam, gerem satisfação e crescimento. O mesmo vale para as empresas. O ideal delas não é apenas obter lucro. As empresas precisam de um propósito. Ou seja, estamos falando de mindset com intuito de as pessoas se reconheçam nele e se sintam parte”, argumentou.

Citando o contexto do mercado de trabalho de tecnologia, a especialista em branding lembrou que os profissionais de TI apresentam um traço comportamental muito forte a respeito de saber o papel deles na companhia e porque eles estão ali. Se a empresa não responde o desafio, não há motivação para o profissional. “O propósito é a principal alavanca para colocar todo mundo na mesma página. Ele também é capaz de fazer a empresa se diferenciar, e fortalecer a percepção de valor do que se oferece. Enxergar o propósito é uma experiência transformadora”, concluiu.

Confira todos os informativos


Acompanhe nossa agenda de eventos, cursos e palestras!

Agendas de eventos

© SOFTEXRECIFE. Todos os direitos reservados.