SoftexRecife e IJCPM lançam projeto para capacitar jovens em programação, robótica e design gráfico

Iniciativa beneficia jovens de comunidades na Zona Sul do Recife, com formações gratuitas na área de tecnologia e conteúdos associados ao tema

Mais de 170 jovens, entre 16 e 24 anos, das comunidades de Brasília Teimosa e do Pina, na Zona Sul da capital pernambucana, agora têm a oportunidade de se preparar e entrar no mercado de tecnologia. No último dia 13 de fevereiro, o SoftexRecife e o Instituto João Carlos Paes Mendonça – IJCPM lançaram o programa de qualificação e inserção profissional chamado Mundo Digital. A iniciativa oferece cursos gratuitos em programação (focado no desenvolvimento de games e aplicativos para celular), Design Gráfico e Robótica. Os participantes também têm aulas de conteúdos associados ao tema, como comunicação, cidadania, empreendedorismo e inglês.

Segundo o diretor executivo do SoftexRecife, Eduardo Paiva, a iniciativa busca ampliar as chances dos jovens no mercado de trabalho, assim como, oportunizar a descoberta de talentos. “Estamos dando um novo passo em nossos projetos sociais e também no incentivo a jovens para entrarem no mundo da tecnologia. Essa iniciativa é fantástica e o parceiro IJCPM também. Encontramos nele todo o acolhimento e toda a competência para realizarmos juntos um projeto que é muito bom para o jovem e para Pernambuco. Vamos avançar na capacitação de jovens de forma a deixá-los aptos para se profissionalizarem na área ou empreenderem”, colocou Paiva.

As aulas tiveram início no último dia 18 de fevereiro, com três turmas de Programação e três de Design Gráfico, totalizando 150 participantes nos turnos manhã e tarde. Além disso, começaram as atividades do curso de Robótica, com 25 integrantes. Os cursos terão duração de um ano e serão realizados na sede do IJCPM, que investiu mais R$ 500 mil na aquisição de modernos equipamentos e na criação de novos ambientes, como o LAB de Ideias. O espaço, que conta inclusive com uma impressora 3D, vai permitir a realização de encontros com líderes do setor, palestras inspiradoras e troca de experiência com profissionais na área de TI.

A metodologia e conteúdo das formações foram desenvolvidos pelo Instituto e pelo SoftexRecife. Na parte de tecnologia, serão abordados assuntos que envolve desde a programação básica até a avançada. O treinamento também buscará desenvolver nos participantes não só o conteúdo formal como diversas habilidades, a exemplo de raciocínio lógico, lógica de programação e a capacidade de resolver problemas utilizando algoritmos. Todos ainda terão aulas de comunicação, reflexões numéricas, cidadania, empregabilidade e inglês, permitindo que o jovem disponha de uma formação mais completa e saia com melhor visão do mercado de trabalho.

“A própria transformação do mercado e o acesso às tecnologias mudou o perfil do jovem. Queremos preparar essa juventude de periferia para aproveitar melhor os espaços da nova dinâmica profissional e fazer com que ela acompanhe as oportunidades”, comentou a diretora de Desenvolvimento Social do Grupo, Lucia Pontes. Ela também explicou que a iniciativa agrega um espaço de cidadania, reflexão e argumentação comportamental que fará a diferença para o mercado de trabalho e a vida desse jovem. “Em qualquer situação que esse jovem vá viver, se tem esses outros conteúdos que trabalha a autonomia e a forma de ver o mundo, ele vai ser um profissional de melhor qualidade”, afirmou.

Confira todos os informativos


Acompanhe nossa agenda de eventos, cursos e palestras!

Agendas de eventos

© SOFTEXRECIFE. Todos os direitos reservados.