Hands-on mostra como criar chatbots com sistema Watson

Estudantes e profissionais de tecnologia ligados a empresas do ecossistema de TIC do Recife participaram do treinamento e criaram um chatbot para área de eventos

O mercado de chatbots cresceu 27% no Brasil em 2018, segundo a Mobile Time. A tecnologia é considerada a atual “queridinha” do atendimento online por melhorar o relacionamento das empresas com clientes em diversos setores (educação, saúde, comunicação, comércio, bancos, etc). Mirando o uso cada vez mais forte dessa ferramenta, a construção de chatbots esteve na pauta principal de um novo Hands-on, promovido pelo SoftexRecife junto com o Manguez.Al, Assespro PE/PB, Seprope e Porto Digital. O treinamento foi realizado no último dia 19 de fevereiro, no laboratório de informática do empresarial ITBC, no Bairro do Recife.

“Muitas empresas já começaram a ver o potencial dessas conversas automatizadas. O crescimento dos chatbots é uma tendência e, por isso mesmo, temos recebido demanda para fazer novas capacitações sobre o tema. Diferente de janeiro, quando abordamos a plataforma do Blip.Ai para criar o bot de bate-papo, agora usamos o sistema de computação cognitiva Watson, da IBM. Inclusive detalhamos as últimas atualizações sofridas por essa plataforma”, explicou um dos instrutores do Hands-on e desenvolvedor de Inteligência Artificial (IA) do SoftexRecife, Delando Junior.

A iniciativa reuniu cerca de 20 pessoas, entre estudantes e profissionais de diferentes empresas do ecossistema de TIC do Recife. No treinamento, que durou duas horas, foram expostas as principais ferramentas utilizadas para a criação dos chatbots. São elas: Chatful, DialogFlow, Blip, Recast AI e Watson. Contudo, os instrutores Delando Junior e Bernardo Moraes focaram as atividades na criação de um agente interativo no ambiente de rede social do Facebook usando o Messenger, além da plataforma Watson e suas aplicações.

Seguindo a abordagem do “aprender fazendo”, o grupo trabalhou conjuntamente na construção de um chatbot para a área de eventos. Os expositores mostraram como desenvolver o robô interativo, passando pelo conceito, modelagem de problema, seleção e uso das ferramentas, assim como, os cuidados necessários. “É preciso entender que os bots podem falhar em diversas situações: falta de acessibilidade ao sistema de Inteligência Artificial, não compreender o comando do usuário, entre outras coisas. Ou seja, lida-se com muitas situações ao mesmo tempo. Por isso, o ideal é que o fluxo seja bem resolvido para o bot entender o contexto da conversa”, apontou Moraes.

Encontros – Gratuitos, os hands-on estão acontecendo uma vez por mês, sempre das 18h30 às 20h30, no laboratório de informática empresarial ITBC. O projeto é composto por uma série de encontros para debater e aprofundar os conhecimentos sobre computação cognitiva e Inteligência Artificial (IA). A ação é aberta às empresas associadas das entidades de TIC e seus colaboradores. O objetivo é compartilhar as informações a respeito de uma tecnologia que promete trazer mudanças para o mundo dos negócios e para o cotidiano das pessoas.

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