Global Legal Hackathon 2019 chega ao Recife

Evento é uma maratona mundial de programação voltada para criar soluções inovadoras na área do Direito e melhorar o acesso à Justiça

A capital pernambucana se uniu a mais 46 cidades no mundo para, simultaneamente, criar soluções inovadoras na área do Direito e melhorar o acesso à Justiça. O Recife foi uma das sedes nacionais do Global Legal Hackathon, uma maratona de programação organizada no estado pela Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), Kurier Tecnologia, Grite e Como Registrar. Com esse propósito, profissionais do direito, tecnologia, designers, publicitários, empreendedores, juristas e entusiastas se reuniram, do último dia 22 até o dia 24 de fevereiro, na sede do Sebrae-PE, na Ilha do Retiro.

A maratona aconteceu, ao mesmo tempo, em mais de 40 cidades de 22 países. No Brasil, o Recife foi um dos sete municípios a sediar o evento. Além da capital pernambucana, receberam o hackathon Belo Horizonte (MG), Manaus (AM), Porto Alegre (RS) e três cidades catarinenses, Jaraguá do Sul, Balneário de Camboriú e Florianópolis. “O evento foi uma oportunidade para mostrar ao mercado jurídico que existe um diálogo importante a ser mantido com a área de desenvolvimento, software e designers, pois essa conexão pode criar novas e interessantes soluções”, disse Fred Ferraz, diretor comercial da Kurier Tecnologia e diretor de marketing da AB2L.

Ao longo dos três dias, os participantes dedicaram mais de 50 horas para desenvolver suas ideias. No final da imersão, cada equipe submeteu sua proposta a uma banca julgadora e apenas um time por cidade passou para a próxima fase. Em Recife, 40 pessoas participaram da iniciativa, formando seis equipes diferentes. O vencedor da etapa foi o time intitulado Spider, que agora avançam para a fase mundial. “Todas as equipes desenvolveram projetos legais que podem virar produtos. Os participantes foram extremamente criativos”, comentou Ferraz.

As semifinais estão previstas para ocorrer em 15 de março, sendo totalmente virtuais. Nelas, os times selecionados precisam mostrar aos julgadores um vídeo sobre a solução inovadora desenvolvida na primeira etapa. Dessa fase, quatorze equipes saíram finalistas. Elas serão anunciadas no dia 25 de março. Já a premiação global acontece, em 4 de maio, na cidade de Nova Iorque (EUA), com a apresentação dos vencedores.

Hackathon – O Global Legal Hackathon é uma organização sem fins lucrativos que reúne em todo o mundo faculdades de Direito, escritórios de advocacia, departamentos jurídicos, empresas de tecnologia, governos e provedores de serviços para discutir a inovação no setor jurídico. Considerado o maior sprint de Direito e Tecnologia do mundo, ele tem o objetivo de apontar soluções para democratizar o acesso ao sistema judiciário e conscientizar o cidadão sobre seus direitos.

Confira todos os informativos


Acompanhe nossa agenda de eventos, cursos e palestras!

Agendas de eventos

© SOFTEXRECIFE. Todos os direitos reservados.