Kick-off 2019: Palestras mostram o que se esperar do futuro

Silvio Meira e Jorge Jatobá apresentaram suas expectativas para cerca de 100 pessoas no auditório do Apolo 235, no último dia 30 de janeiro

O que se esperar da economia do Brasil este ano e quais as tendências para o futuro na área de tecnologia? A resposta para essa pergunta foi colocada pelo diretor da Ceplan e economista, Jorge Jatobá, e pelo presidente do Conselho do Porto Digital, Silvio Meira, no último dia 30 de janeiro. Eles estiveram à frente do Kick-off 2019, realizado pelo SoftexRecife, Assespro PE/PB, Seprope, Porto Digital e Manguez.al. O evento contou com a presença de empreendedores, executivos e colaboradores do ecossistema de TIC, que ocuparam o auditório do Apolo 235, no Bairro do Recife.

Jorge Jatobá comandou a conversa sobre o cenário econômico no Brasil e em Pernambuco, além de mostrar os desafios e as oportunidades para 2019. Segundo ele, o país registrou um crescimento lento de 1,4% no PIB, no ano passado. Contudo, as expectativas para 2019 são mais animadoras, com um crescimento do PIB entre 2,5% a 3,5%, além de uma taxa de desemprego em queda. As previsões positivas foram estimuladas pela disposição do governo em levar à frente as reformas previdenciária, Tributária e Fiscal. “Foi bem recebida pelo mercado a política liberal do novo Governo Federal, que inclui privatizações e maior abertura comercial”, enfatizou Jatobá.

Já Silvio Meira apresentou 31 insights sobre o futuro da tecnologia, que vinha sendo compartilhados ao longo do mês, via o seu Twitter pessoal (@srlm). Entre as previsões colocadas, estão a aplicação do blockchain na área de logística; o fato da China liderar a tecnologia 5G; o irreversível colapso da produção de energia suja independente daqueles que negam a existência das mudanças climáticas; a dependência da sociedade em relação à economia virtual; a importância de lutar agora pelo direito à privacidade para dispor dela no futuro; e a importância de se tomar decisões críticas sobre governança de sistemas “inteligentes”.

“O futuro é uma mudança, uma transformação que ocorre quando se passa a fazer algo de forma diferente do que se vinha fazendo no passado. No nosso caso digital, é provocado pela ação humana sobre as plataformas que fundamentam as ações econômicas, sociais e políticas. Talvez a mudança mais radical que esteja acontecendo, do ponto de vista social, é que as pessoas se informatizaram. Hoje é quase inimaginável se enviar uma mensagem por whatsApp para uma pessoa e ela não responder de imediato. Há um universo sendo digitalizado sobre várias óticas e luzes. Esse processo já começa a tornar dinossauros algumas gigantes digitais recentes, como Snapchat. Estamos num tempo particular”, colocou Meira, que acaba de assumir a tarefa de acelerar ainda mais a CESAR School, agora como Professor Extraordinário.

Homenagens – No mesmo dia, o SoftexRecife promoveu um evento para homenagear cinco integrantes do conselho deliberativo da entidade que estavam deixando suas cadeiras no fórum. São eles: Italo Nogueira, Sérgio Cavalcanti, Chico Saboya, Bruno Schwambach e Lúcia Melo, que ocupavam os assentos destinados aos gestores da Assespro PE/PB, CESAR, Porto Digital, Prefeitura do Recife e Governo de Pernambuco, respectivamente. O tributo, que aconteceu no telhado verde do empresarial ITBC, mobilizou o ecossistema de TIC.

Em clima de confraternização, o presidente do SoftexRecife, Alcides Pires, e o presidente do Conselho da instituição e CEO da Procenge, José Cláudio de Oliveira, entregaram aos homenageados quadros com caricaturas assinada pelo artista pernambucano Romo. “Somos profundamente gratos pela contribuição de cada um no conselho do SoftexRecife. Todos ajudaram o SoftexRecife e o ecossistema de TIC em diversas situações. Graças a esse espírito colaborativo, estamos mais fortes e motivados a continuar trabalhando pelo nosso ecossistema”, disse Alcides Pires.

Os diretores adjuntos do SoftexRecife, Antonio Valença e Manoel Amorim, também participaram da homenagem.

Confira todos os informativos


Acompanhe nossa agenda de eventos, cursos e palestras!

Agendas de eventos

© SOFTEXRECIFE. Todos os direitos reservados.