ASA participa de Match Day em busca de inovação

Evento envolveu a realização de visitas à estrutura do parque tecnológico, painéis, além de sessões de pitches com mais de 20 empresas locais e cinco ICTs


Dona de marcas líderes no mercado com produtos de limpeza, higiene e alimentação, a ASA Indústria e Comércio decidiu dar um novo passo em busca de inovação em diferentes áreas da empresa. Para isso, o grupo participou, no dia 29 de janeiro, de uma intensa agenda negócios com o ecossistema de inovação de Pernambuco, organizada pelo SoftexRecife, Assespro, Seprope, Manguez.Al e Porto Digital. Trata-se do Match Day, que contemplou a realização de visitas à estrutura do parque tecnológico, palestras e sessões de pitches com empresas locais e institutos de inovação. Agora a organização está avaliando as soluções apresentadas e prevê manter contato com 16 companhias.



Para participar do evento, que ocorreu no Apolo 235, no Bairro do Recife, a ASA levou uma comitiva formada por 17 pessoas, entre dirigentes e líderes de diferentes áreas da companhia, além de consultores externos do grupo. “Nosso principal objetivo aqui foi nos aproximarmos do ecossistema de TIC e aproveitar as soluções que possam proporcionar melhorias nos nossos processos internos. Também queremos estar mais envolvidos nesse movimento de inovação que se vive em Pernambuco”, afirmou Vitor Tenório de Oliveira, coordenador de vendas da ASA.



De olho tanto em soluções prontas como em fazer de parcerias para o desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas à indústria 4.0, a companhia destacou nove áreas de interesse. Entre elas estão compras; logística; qualidade e desenvolvimento; administração e financeiro; marketing e comercial; indústria 4.0 (controle de energia, gestão de estoque, etc); Planejamento e Controle de Produção (PCP) e Planejamento de Vendas e Operações (S&Op); pricing, inteligência de dados e big data.



O executivo do SoftexRecife, Augusto Galvão, explicou que o Match Day teve a finalidade de encurtar os caminhos da ASA para encontrar respostas a suas demandas, além de estabelecer um relacionamento entre a companhia e o ecossistema. “Entender as dores e as necessidades de cada empresa é um ponto importante para se chegar a soluções inovadoras. O Match Day ajuda nesse processo, pois as empresas como a ASA expõe suas demandas e nós a colocamos em contato com empresas que dispõe de soluções. Mas, vale ressalta que inovar é uma questão coorporativa que deve estar no DNA de todos que fazem uma companhia”, disse Galvão.



Com pouco mais de nove horas de duração, o Match Day começou cedo, ainda pela manhã, e foi aberto com uma palestra sobre a história, a geografia, áreas de atuação e perspectivas do Porto Digital, que teve à frente Pierre Lucena (presidente do NGPD). Já o Ecossistema de TIC, seus atores e conexões foi o tema de um painel com Alcides Pires (presidente do SoftexRecife), André Araújo (NGPD), Eveline Pontual (Manguez.Al) e Yves Nogueira (Tynno). A comitiva também participou de uma sessão de pitch com os Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) que compõem polo, entre eles: Centro de Informática da UFPE, Instituto de Inovação Tecnológica da UPE/Parqtel, ISI do SENAI e a FITec.



Ainda houve uma apresentação sobre Open Innovation (Inovação Aberta), realizada por Cláudio Marinho (um dos fundadores e conselheiro do Porto Digital). As atividades da manhã foram encerradas com um tour pelo prédio do Apolo 235, para conhecer as instalações da Jump, do Coworking e do Laboratório de Objetos Urbanos Conectados (L.O.U.Co), além de uma visita à unidade do CESAR, na Praça Tiradentes. No centro, a comitiva foi recepcionada por Eduardo Peixoto e Ricardo Mendonça, que fizeram uma exposição especial sobre a instituição.



À tarde, 22 empresas de tecnologia se revezaram no palco do auditório do Apolo 235 para detalhar suas soluções. Todas as organizações dispuseram do mesmo espaço e tempo para falar sobre seus serviços, produtos, diferenciais e experiência na área. Ao todo, os expositores tiveram cinco minutos para fazer a apresentação e três minutos para tirar dúvidas e responder as perguntas do público e da comitiva. O pitches foram das empresas: Fusion, Hive.cloud, Joystreet, Neurotech, Informata, Saly, Recrut.AI, Labcodes, Oncase, Corptech, Avantia, Pague Bem, FindUp, Procenge, Kurier, Xarx, Facilit, Passarelli, SET, Ágile, In Loco e Pitang.

Confira todos os informativos


Acompanhe nossa agenda de eventos, cursos e palestras!

Agendas de eventos

© SOFTEXRECIFE. Todos os direitos reservados.