CESAR Summer Job conecta jovens talentos a grandes empresas para promover inovação

Programa capacita e coloca os melhores alunos de graduação do país para solucionar problemas reais de players do mercado

Mais de 100 estudantes universitários de todo Brasil com interesse em tecnologia e inovação aproveitaram as férias de janeiro para imergir no desafio de resolver problemas reais de grandes empresas. Eles participaram da nova edição do CESAR Summer Job, programa do CESAR que capacita e coloca os melhores alunos de graduação em contato com players de mercado para solucionar questões reais dentro desses negócios. Entre as empresas participantes e patrocinadoras da edição de 2019.1 do programa estavam a FCA, Gerdau, Mondelez, Neoenergia, Optum, Petrobras, Solar, Unilever e Visagio.

Ao longo de seis semanas, os jovens – divididos em 23 equipes multidisciplinares – passaram por capacitação em Design Thinking para entendimento e validação de problemas, ideação e prototipação, metodologias ágeis para condução de projetos, Business Model e Modelo Lean, metodologias para validação de uma ideia e Elevator Pitch. Além dos treinamentos, os estudantes vivenciaram experiências práticas, que envolveram a resolução de problemas para os patrocinadores do programa. Ao final, cada time apresentou – por meio de pitches – seu projeto final: um estudo ou um protótipo de uma solução (físico ou digital).

Para o executivo-chefe de Negócios do CESAR Eduardo Peixoto, esta é uma iniciativa em que todos saem ganhando, pois as empresas passam a ter novas soluções e os alunos desenvolvem novos conhecimentos e adquirem experiência profissional. “Aqui os estudantes têm o apoio de tutores e mentores do CESAR para identificar e construir soluções para problemas reais e complexos, além do contato direto com o mercado por meio de grandes empresas”, disse. Outro desdobramento do programa é a possibilidade dessas companhias conhecerem jovens talentos e até contratarem aqueles que se destacam.

Peixoto também destacou que a busca dos estudantes pelo programa sempre foi alta, principalmente dentro de universidades como ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e as federais de todo Brasil. E, nesta edição, que ocorreu entre os dias 7 de janeiro a 15 de fevereiro, a procura foi ainda maior. Se inscreveram mais de mil estudantes de faculdades de várias regiões do país, além de instituições internacionais, como a Universidade Blaise Pascal, de Córdoba, na Argentina, onde estudam dois dos alunos selecionados.

Durante o Summer Job, os participantes receberam uma bolsa a título de ajuda de custos, além de passagens aéreas para quem foi selecionado para uma cidade diferente da sua cidade de residência, e de certificados de participação. O programa ocorreu com equipes do CESAR em Recife e em Sorocaba, além de times rodando em instituições parceiras em Foz do Iguaçu (PTI) e Recife (ISI-TICs). Para mais informações sobre a iniciativa, basta acessar o site https://www.summerjob.cesar.org.br

Confira todos os informativos


Acompanhe nossa agenda de eventos, cursos e palestras!

Agendas de eventos

© SOFTEXRECIFE. Todos os direitos reservados.