Pesquisa apresenta dados sobre padrões salariais e benefícios praticados no ecossistema de TIC

Estudo envolveu 24 empresas de TIC com sede na Região Metropolitana do Recife e representa uma importante ferramenta de gestão

 

O SoftexRecife, em parceria Porto Digital, Assespro, Seprope e Manguez.Al, concluiu a segunda edição da pesquisa salarial do ecossistema de TIC. Foram levantados dados de remuneração fixa, variável e benefícios para 36 cargos, em companhias com sede na Região Metropolitana do Recife. Agora os resultados, que trazem análises personalizadas, estão sendo entregues aos representantes das empresas participantes. O estudo visa ajudar as corporações em suas políticas de gestão, subsidiando-as com dados sobre os padrões salariais e de benefícios praticados no mercado.

 

Segundo o diretor Adjunto do SoftexRecife e CEO da Pitang, Antônio Valença, dispor de levantamento como este é essencial para as empresas definirem políticas de recrutamento, remuneração e qualidade de vida dos funcionários, que se refletem em ganhos de produtividade. “Essa é mais uma iniciativa diferenciada e que atende a necessidade do setor. A pesquisa proporciona informações fundamentais para a organização de políticas de cargos e carreiras dentro de uma empresa. Com essa ferramenta em mãos, os empresários podem montar uma política mais assertiva de atração e retenção de talentos por meio de remunerações adequadas e compatíveis com o mercado”, analisa.

 

Como produto final do estudo, as organizações participantes estão recebendo um documento individual, comparando sua realidade com a média do mercado. “Cada empresa tem acesso a um relatório exclusivo que traz as políticas salariais da empresa e o quadro comparativo com o mercado de acordo com o seu porte. Assim, se a empresa for de pequeno porte, recebe o quadro comparativo relativo à média das companhias de mesmo porte. Como na primeira edição, vamos respeitar o sigilo dos dados individuais”, pontuou Valença.

 

A nova pesquisa registrou um crescimento de 71% no número de participantes, saindo de 14 companhias na primeira edição para 24 na segunda. Otoni Pereira, diretor da P&S Consultoria e responsável pela pesquisa, explica que esse incremento rendeu um retrato ainda mais fiel da realidade. “Tivemos um aumento significativo na quantidade de organizações respondendo ao nosso questionário e, com isso, conseguimos dispor de uma maior riqueza de dados e fazer uma melhor estratificação. O atual estudo traz cinco estratificações por porte de empresa, proporcionando aos gestores mais subsídios no seu processo de tomada de decisão”, disse.

 

A coleta das informações foi realizada no último semestre de 2018 e os representantes das organizações precisaram responder um questionário disponibilizado via plataforma web. O levantamento envolveu 36 cargos diferentes, sendo a maioria ligada à tecnologia da informação, embora também contemplasse as áreas de gestão (administrativo, contábil, financeira, recursos humanos e comercial). Além disso, foram coletados dados sobre nove tipos de benefícios: assistência médica e odontológica, transporte especial, previdência privada, seguro de vida, creche, auxilia educação, vale refeição e alimentação.

Confira todos os informativos


Acompanhe nossa agenda de eventos, cursos e palestras!

Agendas de eventos

© SOFTEXRECIFE. Todos os direitos reservados.