Francisco Saboya recebe título de cidadão recifense

De iniciativa do vereador Jayme Asfora, a homenagem ocorreu no último dia 20 de dezembro no plenário da Casa José Mariano, na presença de familiares, amigos, políticos e diversas autoridades

Natural de Arcoverde, o novo superintendente do Sebrae de Pernambuco, Francisco Saboya, agora é cidadão do Recife. Ele, que por 11 anos esteve à frente do Núcleo de Gestão do Porto Digital, recebeu o título por iniciativa do vereador Jayme Asfora. A solenidade ocorreu, no último dia 20 de dezembro, no plenário da Casa José Mariano, na Boa Vista. Presidida pela vereadora Ana Lúcia (PRB), a reunião foi acompanhada por familiares, amigos, e diversas autoridades, entre elas o ex-governador, João Lira Neto; o ex-ministro da Justiça, José Paulo Cavalcanti Filho; o então secretário de Desenvolvimento Econômico do Recife, Bruno Schwambach, políticos e líderes do setor de TIC.

Saboya veio morar no Recife ainda na adolescência para estudar. Graduado em Ciências Econômicas e mestre em Engenharia de Produção, é professor da Universidade de Pernambuco. Em 2007, assumiu a presidência do Porto Digital e fez dele um dos maiores parques tecnológicos do Brasil. No cargo, destacou-se pela realização de projetos e programas estruturantes para a ampliação do parque, como o Portomídia, o Armazém da Criatividade e o Laboratório de Objetos Urbanos Conectados (L.O.U.Co). O apoio a startups também se tornou um dos pontos fortes do parque com a criação dos programas de incubação e aceleração por meio da Jump Brasil.

Em seu discurso, Jayme Asfora fez questão de destacar a integridade e a conduta honrosa do homenageado ao longo de toda sua trajetória. “Competente e eficiente como gestor, professor, consultor, empreendedor e empresário, mas, sobretudo, generoso e leal, marcas raras no mundo de hoje. Você passar por tantos cargos e empreendimentos, mexer com tantos interesses e se manter digno da admiração dos seus amigos é muito mais importante do que tudo que você construiu, porque são valores imateriais”, afirmou o parlamentar. “Pessoas que prestam verdadeiros serviços ao Recife e que amam a cidade, como Francisco Saboya, são mais merecedores do que ninguém deste título”, completou.

Na tribuna, Francisco Saboya, que capitaneará o Sebrae estadual pelos próximos quatro anos, lembrou que o Recife era uma referência de modernidade e prosperidade, na época de sua infância no sertão pernambucano. Disse ter vindo em busca dessas promessas e se apaixonou pela capital. “O Recife tinha uma coisa maior, que eu já desconfiava e vim a confirmar depois. Era uma cidade inquieta, questionadora, libertária, como o adolescente que eu era. Sou um desses namorados sentimentais para quem a cidade foi chegando aos poucos, devagarinho, assim como fui me chegando a ela”, narrou.

Ele também agradeceu a acolhida e tudo que conseguiu construiu aqui.  “O Recife me deu tudo e mais, amigos, cinco filhos queridos, minha mulher amada. Recife é uma usina de conhecimento e de suas caldeiras extraí todo o aprendizado que complementou minha vida profissional e formatou a pessoal. Do Recife, eu vi o mundo. Conheci 30 países e de cada um trouxe um pouco de esperança e a vontade renovada de trabalhar sempre mais pra fazer dessa cidade um ambiente melhor. O Recife fez muito por mim e eu quase nada por ele. Mas, se fiz algo para merecer esse Título, isso se chama gratidão. Obrigado, Recife!”, finalizou.

Confira todos os informativos


Acompanhe nossa agenda de eventos, cursos e palestras!

Agendas de eventos

© SOFTEXRECIFE. Todos os direitos reservados.