Encontro explora aplicações de inteligência artificial na área de saúde

Meetup marcou fusão do programa de Computação Cognitiva com comunidade Rec.AI, tendo Pedro Buarque, engenheiro de software da Pickcells, como palestrante

O projeto de computação cognitiva, que vinha promovendo reuniões e hands-on para o ecossistema de TIC, se fundiu com o grupo Rec.AI (Recife Artificial Intelligence). O início dessa nova etapa foi marcado pela realização de um meetup sobre reconhecimento de padrões aplicados à saúde. Organizado pelo SoftexRecife em parceria com a Assespro PE/PB, Seprope, Porto Digital, Manguez.Al e Impact Hub, o encontro teve como palestrante Pedro Buarque (da Pickcells). O evento aconteceu no último dia 04 de dezembro, no auditório da Impact Hub, no Bairro do Recife.

O Rec.AI é uma comunidade com o objetivo de debater e disseminar técnicas e algoritmos relacionados à Machine Learning, Inteligência Artificial e NLP para aplicações práticas no dia a dia. Em dezembro, o grupo ganhou mais reforço, agregando o projeto de computação cognitiva, que vinha sendo encabeçado pelo SoftexRecife e promovia eventos e treinamentos desde 2017. Com isso, os encontros passaram a abrir mais espaço para debates e a reunir especialistas, profissionais de TI, empreendedores e interessados no tema.

“Aproveitamos a ferramenta dos meetups para preencher esse vazio de falar sobre inteligência artificial e difundir o conhecimento na área junto ao ecossistema de TIC do Recife”, explicou o instrutor do SoftexRecife, Delando Júnior. Ainda de acordo com ele, nesta edição do encontro – com a fusão do programa com o Rec.AI – foi observado um acréscimo no número de participantes. Cerca de 30% do público que esteve presente integrou pela primeira vez da atividade.

Já durante a exposição, Pedro Buarque falou sobre as soluções da Pickcells que usa visão computacional para o diagnóstico automatizado em exames laboratoriais. A partir desses recursos, a startup consegue proporcionar mais rapidez, precisão e menor custo aos resultados, além de propiciar uma solução de otimização da rotina de trabalho e até a preservação da saúde do quadro funcional em laboratórios. Buarque destacou ainda as vantagens da utilização de ferramentas de inteligência artificial, os desafios e as estratégias na venda de produto com IA.

Confira todos os informativos


Acompanhe nossa agenda de eventos, cursos e palestras!

Agendas de eventos

© SOFTEXRECIFE. Todos os direitos reservados.