Sondagem: Empresários do setor de TI seguem preocupados com a economia

Diretor executivo do SoftexRecife e coordenador da pesquisa, Eduardo Paiva, avalia que o sentimento se deve a indefinições no ambiente político

Os empresários do ecossistema de TIC de Pernambuco continuam preocupados com os rumos da economia no país. O sentimento foi capturado pela 3ª rodada da Sondagem Conjuntural do Setor de Tecnologia da Informação, realizada este ano pelo SoftexRecife com o apoio da Assespro e do Seprope. Embora os índices sigam acima de 100%, o mal humor em relação à economia se refletiu em todos os indicadores, que sofreram uma variação negativa em relação à pesquisa anterior. Concluída em setembro, mas divulgada só agora, a sondagem registra quedas de 7,1 pontos percentuais no Índice de Situação (IS), de 0,8 no Índice de Expectativa (IE) e de 3,8 no Índice de Confiança (IC).

Segundo o estudo, o IS – que relata a conjuntura vivenciada pelas empresas de julho a setembro – apresentou a maior retração. Na rodada anterior da pesquisa, o IS estava em 119,4% e passou para 112,3% na nova edição. Já o IE – que detecta as projeções para o futuro – registrou a segunda queda consecutiva, saindo de 149,4% na sondagem do segundo trimestre de 2018 (abr/maio/jun) para 148,6% no terceiro trimestre do ano (jul/ago/set). O mesmo aconteceu com o IC, que teve nova contração passando de 134,2% (2º semestre) para 130,5% (3ª semestre).

O diretor executivo do SoftexRecife e coordenador da pesquisa, Eduardo Paiva, ressalta que, o índice de referência para as variáveis da pesquisa serem consideradas positivas é acima de 100%, portanto o resultado ainda é considerado bom. Além disso, mesmo com as oscilações ocorridas nesse tempo, não houve uma queda brusca que levassem os indicadores aos valores iniciais registrados em 2016, período de mais forte recessão enfrentada no país. “A avaliação do ambiente de negócios por parte dos empresários de TI segue uma tendência negativa. Esse pessimismo teve seu início a partir da greve dos caminhoneiros ocorrida em maio deste ano e continua por conta das indefinições no ambiente político”, pontua.

Paiva coloca que o sentimento dos empresários de TI de Pernambuco segue em harmonia com o cenário nacional. A pesquisa da FGV sobre o setor serviços detectou queda de 1,6 pontos percentuais na confiança dos empresários no Brasil. E, no último Boletim Focus do Banco Central do Brasil, os principais economistas do país reduziram as previsões de crescimento do PIB deste ano de 1,40% para 1,34%. “Essa redução nas previsões vem acontecendo desde de abril de 2018. Tal reversão de expectativas vem se espalhando por todos os setores da economia. Novamente, ela é creditada às indefinições no cenário político. Ainda que se tenha, uma definição com relação à presidência, o cenário continua pouco claro sobre os rumos da economia”, enfatiza.

Por outro lado, o setor de TI de Pernambuco está acumulando números positivos na criação de postos de trabalho, com uma discreta elevação no contingente empregado ao longo do ano, de acordo com os dados do Caged. A sondagem também aponta boas perspectivas para os próximos três meses. A pesquisa revelou que 38,6% dos entrevistados pretendem expandir seus quadros de colaboradores no trimestre de outubro a dezembro, um aumento de 6,2 pontos percentuais em relação ao período anterior. Já no caso de um repentino aumento na demanda por produtos /serviços, 61,7% das empresas apontaram que tinham condições de atender a essa demanda repentina sem requerer novas contrações.

Quanto à demanda de serviços e faturamento, as empresas indicam uma situação favorável, embora o número de respostas positivas tenha sido menor. A pesquisa mostrou que 54,3% das companhias esperam aumento na demanda pelos seus serviços nos últimos três meses do ano, esse número era de 56,35% na edição anterior do estudo. Em termos de faturamento, a sondagem do segundo trimestre apurou que 60% das empresas esperavam aumento no seu faturamento. Agora, 58,6% das companhias seguem com essa perspectiva.

Confira todos os informativos


Acompanhe nossa agenda de eventos, cursos e palestras!

Agendas de eventos

© SOFTEXRECIFE. Todos os direitos reservados.