Match Day: Soluções do ecossistema de inovação de Pernambuco atraem representantes do grupo ConstruBrasil

Executivos do grupo pontuaram oportunidades para empresas de TIC em 20 temas, envolvendo as áreas de marketing, vendas, logística e management 4.0

Uma comitiva da ConstruBrasil – o maior grupo de compras e importação de materiais de construção do país – veio ao Recife em busca de respostas inovadoras para enfrentar desafios e crescer na área de atacado e varejo. Para tanto, os executivos do grupo fizeram, no último dia 21 de novembro, uma imersão no ecossistema de inovação do Recife. A experiência foi fruto da participação em um Match Day, organizado pelo SoftexRecife, em parceria com Assespro, Seprope, Porto Digital, CESAR e Manguez.Al, que incluiu visitas a estruturas do parque tecnológico, palestras, painéis e uma sessão de pitches com 20 empresas locais.

Ao todo, 13 representantes das empresas Potiguar (MA); Normatel (CE); Todimo (MT/MS/PR); Tupan (PE); Pisolar (SE); São Jorge (GO); e J Monte (PI) integraram a comitiva. Na procura de serem mais assertivos, os representantes pontuaram antecipadamente cerca de 20 temas de interesses para a adoção de tecnologia, em maior ou menor escala. Entre eles, estão questões ligadas à marketing e vendas (a exemplo de interatividade com cliente dentro e fora da loja; gestão da comunicação; inteligência de mercado e eficiência de vendas); logística interna e de distribuição; e management 4.0 (em especial as áreas de inteligência de crédito; seleção e treinamentos de profissionais).

“Nosso grande desafio é conseguir melhorar a gestão dessas empresas, transformando-as em companhias mais eficientes, mais rentáveis e conseguir levar aos nossos clientes melhores experiências de compras. Então, queremos preparar nossas empresas para o amanhã. Esse é um dos motivos de estarmos aqui. Nós queremos inovar”, resumiu o diretor administrativo da Potiguar (MA), Ricardo Silva, ao falar em nome do grupo. Segundo ele, a ConstruBrasil surgiu para fortalecer as empresas nacionais de material de construção após a chegada de grandes players da área ao Brasil. Hoje, a iniciativa controla todas as importações das companhias associadas, estando presente em 10 estados, com mais de 100 lojas, e atingindo R$ 10,2 bilhões em faturamento com vendas domésticas.

O mergulho no ecossistema significou a participação dos executivos em quase 10 horas de atividades, que começaram ainda pela manhã com uma série de exposições sobre o Parque Tecnológico, entidades, atores e as interações existentes entre eles. Sediado no auditório do Apolo 235, no Bairro do Recife, o encontro foi aberto com uma apresentação geral sobre o Porto Digital, abordando sua trajetória, governança, dados econômicos, área de expertises, impacto urbano e projeções de futuro. O painel teve à frente o gestor de Inovação Aberta do NGPD, Miguel Gaia, que também falou sobre Open Innovation Labs – OIL, num segundo momento do evento.

Outro ponto marcante do Match Day foi o debate promovido por Yves Nogueira (Kurier), professor Cristiano Araújo (UFPE), Rodrigo Vasconcelos (Assespro – PE/PB), Ed Dantas (Manguez.Al) e Augusto Galvão (SoftexRecife). O grupo falou mais detalhadamente sobre os atores do ecossistema e as conexões realizadas entre eles, que transforma esse ambiente em um ecossistema vivo e fator um decisivo para gerar inovação. Ainda pela manhã, a comitiva assistiu a um keynote sobre Open Innovation, com Claudio Marinho, conselheiro e um dos fundadores do Porto Digital.

Após as exposições, o grupo pôde conhecer algumas estruturas do parque, num tour pela Jump Brasil, Laboratório de Objetos Urbanos Conectados (L.O.U.C.o) e por duas unidades do CESAR,incluindo o CESAR.School. A maratona de atividades ainda seguiu pela tarde. Dessa vez, o palco foi ocupado por representantes de empresas de TIC, entre startups e companhias consolidadas no mercado. Vinte organizações fizeram apresentações de cinco minutos abordando seus serviços, produtos, diferenciais e experiência na área. Os pitches foram das empresas: Neurotech, FindUP, Hive.cloud, Recrut.AI, Saly, Informata, Corptech, GW, In Loco, Joy Street, Coteaqui, Ágile, Avantia, Fusion, XARX, Kurier, Procenge, DataXpert, SET e Oncase.

Confira todos os informativos


Acompanhe nossa agenda de eventos, cursos e palestras!

Agendas de eventos

© SOFTEXRECIFE. Todos os direitos reservados.