Hands-on de visão computacional avança na construção de MVP

Encontro realizado, no último dia 13 de novembro, focou as atividades em integrar a solução de visão computacional em desenvolvimento a um aplicativo para smartphone

O programa para disseminar conhecimento sobre visão computacional no ecossistema de TIC do Recife está avançando rápido. A iniciativa – capitaneada pelo SoftexRecife, em conjunto com Assespro – PB/PE, Seprope e Manguez.Al, segue com a realização de uma série de hands-on e a construção de um pequeno MVP. No último dia 04 de novembro, o encontro focou as atividades em integrar a solução em desenvolvimento a um aplicativo para smartphone.

Dentro dos muitos recursos da visão computacional, os participantes do programa estão produzindo um MVP com a finalidade de reconhecer imagens e classificar diferentes tipos de documentos. O projeto propõe solucionar um problema apresentado pela Emprel na área de licitação pública, cuja maioria das empresas são desclassificadas de certames por conta de documentação incorreta ou incompleta. Inicialmente, trabalhamos um pequeno MVP para reconhecer e classificar documentos, que chegam via plataforma web. Mas, o grupo decidiu avançar e incluir a criação de um aplicativo e fazer a integração”, comentou o instrutor do SoftexRecife, Delando Junior.

De acordo com ele, a ideia é fazer o fluxo completo do projeto e ver na prática como essa solução poderia ser usada. O MVP construído conjuntamente pelos colaboradores faz uso de APIs das duas principais plataformas do mercado: Google e IBM.  “Por si só, não conseguiríamos chegar a um bom processo de classificação se concentrássemos no uso dos serviços oferecidos apenas por uma das plataformas: Google ou IBM. Então, usamos diferentes APIs de cada uma delas”, detalhou o instrutor do SoftexRecife.   

Encontros – Gratuitos, os hands-on estão acontecendo a cada quinze dias, sempre às quintas-feiras, das 17h30 às 19h30, no laboratório de informática empresarial ITBC, Bairro do Recife. O projeto é composto por uma série de cinco encontros para debater e aprofundar os conhecimentos sobre visão computacional, tecnologia de processamento de imagem para captação de dados. A ação é aberta às empresas associadas das entidades de TIC e seus colaboradores. O objetivo é compartilhar as informações a respeito de uma tecnologia que promete trazer mudanças para o mundo dos negócios e para o cotidiano das pessoas.

Confira todos os informativos


Acompanhe nossa agenda de eventos, cursos e palestras!

Agendas de eventos

© SOFTEXRECIFE. Todos os direitos reservados.