Empreendedores participam de Workshop sobre financiamento coletivo

Exposição foi realizada pelo sócio fundador da Din4mo Ventures, Marco Goroni, que falou sobre como montar uma estrutura de captação via crowd para startups

Cerca de 30 empreendedores do ecossistema de TIC tiveram a oportunidade de conhecer mais a fundo um dos tipos de iniciativas que mais crescem no Brasil e no mundo: a indústria de crowdfunding. No último dia 12 de novembro, o Porto Digital, em parceria com o CESAR, SoftexRecife e Manguez.Al, promoveram um Workshop de Crowdequity, com o sócio fundador da Din4mo Ventures, Marco Goroni. No evento, falou-se sobre o que é o crowdequity, como ele pode ser uma alternativa para financiar startups e como montar uma estrutura de captação. O encontro aconteceu no CESAR School, localizado na Avenida Cais do Apolo, no Bairro do Recife.

Segundo o Goroni, o objetivo foi difundir junto aos empreendedores conhecimentos sobre essa forma de financiar empreendimentos, quais os pontos positivos e quais os pontos se deve ter atenção. “O crowd tem se mostrado hoje uma modalidade de financiamento mais veloz, barata e simples de ser acessada do que outras modalidades mais conhecidas, como fundos e até mesmo investidores anjo profissionalizados. Como ele viabiliza – em uma plataforma online – uma proximidade e interação entre o negócio e possíveis investidores, há um potencial de alavancagem do capital que é poderoso”, explica.

Entre os elementos essenciais para acelerar e ampliar as chances de sucesso em uma captação via crowd, o sócio fundador da Din4mo Ventures destacou a importância de se ter uma pessoa experiente à frente. “O líder precisa ser um investidor experiente e que traz o apoio de uma rede de investidores, assim como deve apoiar os empreendedores desde o início na estruturação da rodada de captação. Essa modalidade de investimento vem crescendo muito no mundo e no Brasi, sendo uma boa alternativa”, coloca.

Durante o workshop, os participantes assistiram não só a uma exposição sobre conceitos e práticas, com também tiveram bastante tempo para interagir e trocar experiências. “As duas primeiras horas foram mais expositivas e o tempo restante me dediquei a trocar conhecimentos e tirar dúvidas. Acredito que os empreendedores saíram com uma visão clara de que o crowdequity é uma boa alternativa de levantar recursos e sobre como realizar os primeiros passos para viabilizar essa estratégia. Foi uma forma de abrir a mente e a percepção de todos”, afirma.

Experiência – Marco Goroni atua há mais de 20 anos como empreendedor social e investidor. Formando em Economia pela PUC e com MBA pela Coppead, ambas instituições sediadas no Rio de Janeiro, Goroni tem uma trajetória bem-sucedida, sendo a Din4mo sua quinta empresa. “Nessa trajetória, acumulei bons aprendizados sobre o que é empreender, as dores e os desafios, assim como as competências necessária para ampliar as chances de sucesso de um empreendimento. Adoro apoiar empreendedores a chegar ao êxito, sincronizando sonhos com a realidade. E é isso que faço hoje na Din4mo”, finaliza.

Confira todos os informativos


Acompanhe nossa agenda de eventos, cursos e palestras!

Agendas de eventos

© SOFTEXRECIFE. Todos os direitos reservados.