Allianz Seguros faz aproximação com ecossistema local de inovação

Executivos da multinacional participaram de um encontro com representantes do ecossistema, organizado pelo SoftexRecife, Neurotech, Assespro, Seprope, Manguez.Al, Porto Digital e CESAR

A seguradora alemã Allianz, que atua há mais de 110 anos no Brasil e é líder mundial, deu início, no último dia 29 de novembro, a um processo de aproximação com o ecossistema de TIC de Pernambuco. Executivos da multinacional estiveram no Recife e participaram de um encontro com representantes do parque tecnológico, organizado pelo SoftexRecife, Neurotech, Assespro, Seprope, Manguez.Al, Porto Digital e CESAR. A programação incluiu uma visita ao Apolo 235, pitches de empresas locais, exposições sobre as entidades, atores e as conexões entre eles. Os representantes da seguradora foram recebidos no auditório do empresarial ITBC, no Bairro do Recife.

Segundo o vice-presidente da Allianz, David Mark Beatham, o grupo tem um foco muito forte no mundo digital e, este ano, avançou com a implantação de novos sistemas digitais de cotação para produtos de automóveis, residência e vida. “São produtos digitais e processos de cotação simplificado porque a gente entende que isso é muito importante tanto para o cliente quanto para o corretor. A compra de um seguro é processo pouco amigável, pois é preciso fornecer muitas informações ao corretor. Às vezes, demora, precisa fazer vistoria, é bastante complexo. Então, temos trabalhado para simplificar esse processo de cotação”, explicou.

Beatham também falou que a companhia está em busca de melhor ainda mais o seu processo de cotação, fazendo uso de dados externos para diminuir a solicitação de informações ao cliente. “Hoje usamos um questionário de 12 ou 13 perguntas para fazer a cotação de produtos. Nosso sonho é fazer apenas duas perguntas. Temos informações tradicionais para precificar o risco e vamos continuar usando. Contudo, queremos usar dados alternativos. Com isso, poderíamos ter um questionário mais enxuto, mais flexível e rápido para o corretor, assim como poderíamos melhorar nossa seleção de risco”, disse o executivo, referindo-se às oportunidades existentes junto ao grupo.

Ao lado do diretor de Inovação da Neurotech, Rodrigo Cunha, o executivo técnico do SoftexRecife, Augusto Galvão, foi o responsável por saudar os executivos da Allianz e destacou que a agenda tinha o objetivo de expor algumas características essenciais do ecossistema e dar uma mostrar da qualidade e da diversidade de soluções inovadoras desenvolvidas no polo. “Temos uma ação chamada Match Day, uma agenda corporativa de dia inteiro em que se pode mostrar com profundida o nosso ecossistema de TIC. Aqui, nosso propósito não é fazer um pequeno Match Day, mas sim colocar pontos essenciais e despertar o interesse do grupo a se engajar nessa iniciativa para ter uma experiência mais abrangente”, declarou Galvão.

No encontro, que durou cerca de três horas, os representantes da seguradora tiveram a oportunidade de conhecer a trajetória, o propósito, estrutura atual e as perspectivas de futuro do Porto Digital, numa exposição feita pelo gestor de Inovação Aberta do NGPD, Miguel Gaia. Já o presidente da Assespro-PE|PB, Ítalo Nogueira, e o head de inovação do Grupo Cornélio Brennand e professor da UFPE, Sergio Cavalcante, se revezaram num bate-papo para explicar aos visitantes quem são os componentes (entidades, empresas, associações, ICTs, etc) do parque e a atuação deles, assim como a rede de relacionamentos existente no território e que o torna um ambiente efervescente e inovador. Para finalizar este blobo, os representantes da Allianz puderam ouvir um pouco mais sobre o CESAR e suas soluções para o mundo corporativo.

Cinco empresas locais, entre startups e companhias consolidadas no mercado, também participaram do encontro. Em pitches de cinco minutos, os dirigentes das organizações falaram sobre seus serviços, produtos, diferenciais e experiência na área. Eles ainda tiveram mais três minutos para responder perguntas dos executivos da Allianz e de outras pessoas da plateia. Os pitches foram das seguintes empresas: Recrut.AI, Prexis, Kurier, Zeropay e Joy Street.

Confira todos os informativos


Acompanhe nossa agenda de eventos, cursos e palestras!

Agendas de eventos

© SOFTEXRECIFE. Todos os direitos reservados.