Instituições do ecossistema de TIC falam sobre apoio a startups na HospitalMed

Debate integrou a programação do espaço Startup Health, no último dia 3 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco

 

As ações de apoio promovidas por instituições do ecossistema de TIC do Recife a startups foi tema de painel na 6ª edição da HospitalMed, a maior feira do setor médico-hospitalar do Norte e Nordeste. O debate integrou a programação do espaço Startup Health, no último dia 3 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco. No foco das discussões, estavam formas de aproximar essas empresas iniciantes do mercado consumidor, iniciativas existentes para treinar e orientar os jovens empreendedores sobre questões ligadas a negócios.

 

Com o tema “Instituições de apoio: qual o seu papel e onde encontrar uma”, o painel reuniu Breno Jaruzo (Porto Digital), professor Cristiano Araújo (CIN/UFPE), Augusto Galvão (SoftexRecife), e Felipe Sabat (Parqtel). Eles detalharam ações que estão sendo desenvolvidas e a atribuição das entidades como instância de suporte às startups e de fomento às empresas associadas e ao ecossistema em geral.

 

Segundo o executivo técnico do SoftexRecife, Augusto Galvão, as startups têm ganhado relevância nas ações programáticas das entidades do parque tecnológico, assim como ocupado mais espaço nos quadros de associadas. No SoftexRecife, uma entidade com mais de 100 empresas de TIC filiadas, as startups representam hoje 28% desse conjunto de companhias. E, só este ano, elas já somam 83% dos novos membros que ingressaram na entidade.

 

“Esses números mostram o interesse das startups em participar de um novo modelo associativo, que está em prática. O Softex, por exemplo, desenvolve um papel de catalisador dentro do ecossistema em dois aspectos. Um técnico por meio de consultorias, como a formação de grupos para disseminar conhecimento e a implantação de modelos de qualidade. Outro de estímulo a negócios, gerando aproximações entre empresas e mercado”, observou Galvão.

 

Para o executivo, esses negócios embrionários de tecnologia precisam e têm recebido das entidades uma atenção especial para negócios e conexões. “Como ainda estão consolidando uma solução no mercado, elas precisam estabelecer conexões e nós temos ajudado a materializar isso por meio de iniciativas como match day e o investidor day, que colocam os jovens empreendedores de frente com o mercado consumidor de tecnologia e com fundos para investimento anjo ou semente. Também viabilizamos a conexão deles com empresas consolidadas, com objetivo de possibilitar mentorias ou até mesmo a aquisição de produtos”, finalizou.

 

Startup Health – Realizada durante três dias, a Startup Health Brasil 2018 é um espaço de inovação dentro da HospitalMed. Afora as iniciativas de apoio das entidades do polo, a pauta do espaço contou com painéis sobre Estratégias de vendas; Acelerando negócios em saúde; Estruturação jurídica; Marketing para startup; e mais. Ainda foram expostas soluções na área de saúde para melhorar a qualidade de vida das pessoas, reduzir custos e aumentar a eficiência das empresas do setor. Mais de 10 startups participaram desta edição, entre elas a Optimus Intelligence, Aseptican do Brasil, Pickcells, Idea, entre outras.

Confira todos os informativos


Acompanhe nossa agenda de eventos, cursos e palestras!

Agendas de eventos

© SOFTEXRECIFE. Todos os direitos reservados.