Felipe Matos lança livro 10 Mil Startups no Apolo 235

Publicação é um guia para novos empreendedores criarem e desenvolverem negócios baseados em tecnologia levando em conta o ambiente nacional

 

O Apolo 235 foi palco, no último dia 28 de agosto, do lançamento do livro 10 mil Startups, de Felipe Matos – um dos maiores especialistas em empreendedorismo digital no País. Matos é cofundador da aceleradora Startup Farm, eleita a melhor do Brasil em 2017 pelo prêmio Startup Awards, e também atuou no Fundo Criatec, Inseed Investimentos, Inventta Consultoria e Instituto Inovação. O evento, que contou com o apoio do Porto Digital e do  SoftexRecife, reuniu empresários, representantes de instituição e colaboradores de empresas do ecossistema de TIC do Recife.

 

“Esse livro foi pensado para ser um guia para quem quer montar ou fazer crescer uma startup de tecnologia ou ainda para quem deseja entender como é esse processo de construção. Ele vai – de uma maneira muito prática – contanto o passo a passo do processo de construção desde a ideia, passando pela validação do modelo de negócio, construção da equipe, questões societárias e contratuais, mentoria, aceleração, captação de investimento até chegar ao primeiro ciclo de crescimento acelerado”, explicou Matos.

 

Segundo ele, o título da publicação faz referência ao número de empresas em estágio inicial que ajudou a impulsionar ao longo dos seus 20 anos de carreira. Toda essa experiência acumulada foi transportada para o livro que foca na criação e desenvolvimento de negócios baseados em tecnologia a partir da realidade brasileira, o que é um diferencial. “Eu falo um pouco o que é um ecossistema de empreendedorismo, quais os players, como se conecta com eles e cada uma dessas etapas de construção. E o mais bacana é o fato de fazer isso a partir de uma perspectiva brasileira porque temos muita literatura boa de fora, mas parte de uma realidade muito diferente da nossa”, argumentou.

 

Além de indicar caminhos e proporcionar repostas a dúvidas que normalmente afligem os empreendedores, a publicação é uma boa leitura para quem já estão num estágio mais avançado no desenvolvimento do seu negócio. “Se uma pessoa está numa fase de captação de investimento, quando é preciso se preocupar com cultura, atração de pessoas, o livro trata muito disso também. Então, vale a pena conferir. Embora o começo do livro possa parecer repetitivo, é uma oportunidade para as pessoas processarem melhor a fase que passou e aprender um pouco sobre a que estar por vir”, observou.

 

In Loco – O lançamento do livro 10 mil Startups no Recife acontece num momento em que Felipe Matos inaugura uma nova fase profissional. Há pouco mais de duas semana, ele se tornou o head de relacionamento de startup na In Loco Media, empresa pernambucana cotada para se tornar a primeira unicórnio do ecossistema. Atualmente, Matos está vivencia um processo de onboard na companhia, apesar de manter contato com ela há mais de sete anos. Ele atuou como mentor dos fundadores e acompanhou alguns momentos chaves na história da In Loco.

 

“Depois de muitos anos vendo empresas legais sendo criadas, veio a vontade de ir pra ponta de novo. E a In Loco, das scale-ups do Brasil, é uma das que acho mais empolgantes em termos de potencial e que mais me identifico com a cultura, os valores e o jeito de ser. É uma empresa que tem muita ambição e tem muita qualidade técnica no seu time de tecnologia. É uma ambição global e uma tração que não é fácil de encontrar. Depois de ter visto 10 mil startups fica fácil reconhecer algumas características especiais e a In Loco é uma que reúne várias delas ao mesmo tempo”, contou sem esconder a alegria com o novo desafio profissional.

Acompanhe nossa agenda de eventos, cursos e palestras!

© SOFTEXRECIFE. Todos os direitos reservados.