SoftexRecife sedia evento da Interaction Design Association

Cerca de 50 pessoas participaram do encontro que teve como tema “Ferramentas para construção de artefatos digitais” e foi ministrada por Janduí Jorge (Sua Música) e Sérgio Fontes (Guava)

 

Designers, programadores e colaboradores de diversas empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação marcaram presença no encontro da Interaction Design Association – IxDA capítulo Recife, na noite do último dia 28 de junho. O evento, que contou com o apoio do SoftexRecife, teve como tema “Ferramentas para construção de artefatos digitais” e foi ministrada por Janduí Jorge (Sua Música) e Sérgio Fontes (Guava). A atividade aconteceu no auditório do empresarial ITBC, localizado na Rua da Guia, no Bairro do Recife.

 

Cerca de 50 pessoas participaram do encontro, acompanhando atentamente às apresentações e interagindo com os expositores. “A IxDA é uma organização mundial sem fins lucrativos com representação em várias cidades. No Recife, estamos promovendo eventos há quase um ano em diferentes empresas. Por exemplo, já estivemos na In loco Media, Guava, CESAR e no CESAR School. Realizamos eventos para fomentar o ensino de design de interação e motivar a comunidade de designer dentro do Recife”, detalhou Lucas Mendes, líder da IxDA capítulo Recife e sócio da Imply.

 

A exposição durou 40 minutos e foi realizada de forma concomitante por Janduí Jorge e Sérgio Fontes, abordando as principais ferramentas para construção de artefatos digitais, como aplicativos e interfaces. Para facilitar o entendimento, os programas foram divididos em categorias (fluxograma, visual, prototipação, teste de usuários, etc), sendo detalhadas as principais características, funcionalidades e as facilidades oferecidas por cada um deles. Entre as ferramentas pontuadas estão: OmniGraffle, Whimscal, Draw.io, Sketch, Adobe XD, InVision Studio, Figma, entre outras.

 

Segundo Mendes, esse foi o sexto encontro realizado este ano pela IxDA na capital pernambucana. A cada evento, temas diferentes são abordados para despertar o interesse, incentivar o debate e fortalecer a comunidade, além de criar networking. “Desde 2012, o IxDA está presente no Recife, promovendo ações. Hoje apesar de ainda haver uma carência de iniciativas na área, como essa na cidade, vejo que o ecossistema já amadureceu. Quando abrimos as inscrições para o evento no Softex, as vagas esgotaram em 3 horas. O pessoal tem dado bastante valor a este tipo de conteúdo”, destacou.

 

IxDA – Criada em 2003, o IxDA é uma rede global que reúne mais de 100 mil pessoas e 200 grupos locais. A comunidade se concentra em questões de design de interação para o praticante, independentemente do seu nível de experiência. O Design de Interação (IxD) define a estrutura e o comportamento de sistemas interativos. Os profissionais da área buscam criar relacionamentos significativos entre as pessoas e os produtos e serviços que eles usam a partir de computadores, dispositivos móveis, e outros equipamentos.

 

 

Confira todos os informativos


Acompanhe nossa agenda de eventos, cursos e palestras!

Agendas de eventos

© SOFTEXRECIFE. Todos os direitos reservados.