Iniciado primeiro módulo do programa para disseminar conhecimento em computação cognitiva

Mais de 30 pessoas participaram do encontro que definiu o escopo dos bootcamps. A ação é fruto de parceria entre SoftexRecife, Assespro, Seprope, Porto Digital e Manguez.al

 

O SoftexRecife deu início ao novo programa para disseminar conhecimento em computação cognitiva com os associados. No último dia 3 de abril, foi realizado um meetup com representantes de diversas companhias, no auditório do empresarial ITBC, no Bairro do Recife. Mais de 30 pessoas participaram do encontro e definiram o escopo do primeiro módulo do programa, que é composto por vários bootcamps. Essas capacitações seguem uma abordagem hands-on e passaram a acontecer todas as terças-feiras.

 

O novo programa é realizado em parceria com a Assespro, Seprope, Porto Digital e Manguez.al. Ao início de cada módulo, um meetup é realizado para que as empresas indiquem problemas, debatam e definam os conteúdos a serem tratados naquela etapa. O objetivo do programa é compartilhar as informações adquiridas a partir do desenvolvimento de três experiências inovadoras com o uso de Inteligência Artificial (IA) junto com o Paço do Frevo e diversas empresas de TIC.

 

No meetup de 3 de abril, colaboradores e executivos expuseram diversos problemas e experiências vividas nas companhias que poderiam ser resolvidas com o uso de computação cognitiva. Levando em conta os pontos do debate, foi definido que os bootcamps do primeiro módulo estão focados no desenvolvido de um agente interativo, intitulado Anna. A ferramenta tem como foco principal orquestrar um processo de aprendizagem usando o ambiente da rede social Slack.

 

Ao longo do mês, foram realizadas três capacitações, no laboratório de informática do ITBC, no horário das 17h às 19h30. Neles, o grupo passou a desenvolver um moderno Frequently Asked Questions – FAQ (perguntas mais frequentes, em tradução livre). A escolha desse instrumento se deve ao fato de poder ser muito aproveitado pelas empresas e base para desenvolvimento de diversas soluções.

 

De acordo com o presidente do SoftexRecife, Alcides Pires, os treinamentos seguem a linha do “aprender fazendo”, pois ela é considerada mais efetiva por se concentrar na prática. “Queremos que os associados compartilhem “dores” que possam ser usadas como objeto de aprendizado por parte de todos. Se houver sinergia da proposta com o grupo, ela se tornar o foco de bootcamps seguintes. E o mais importante: miramos em um conhecimento de valor para o empresário”, frisou. O novo programa se estenderá até 26 de junho.

Acompanhe nossa agenda de eventos, cursos e palestras!

© SOFTEXRECIFE. Todos os direitos reservados.