SoftexRecife realiza curso de férias para ensinar robótica

Diferente das edições anteriores, as oficinas tiveram um público formado por jovens e adolescentes, com idades entre 14 e 30 anos

 

As férias de janeiro foram a oportunidade e tanto para cerca de 20 pessoas descobrirem o universo mágico da tecnologia, através das oficinas de robótica oferecidas pelo SoftexRecife. Diferente das edições anteriores, o curso não teve um público formado por crianças e sim por jovens e adolescentes, com idades entre 14 e 30 anos. Gratuitas, as aulas aconteceram no Laboratório de Robótica do empresarial ITBC, localizado na Rua da Guia, no Bairro do Recife.

 

A maior parte das turmas foi formada por estudantes da escola pública estadual, localizada no Bairro do Recife. Apesar de já possuírem robótica no currículo escolar, eles ficaram encantados com a experiência vivenciada. “Perguntei aos estudantes o que acham da robótica ensinada aqui em comparação a que vinham na escola. Eles foram unânimes em afirmar que preferem a nossa, pois ensinamos a robótica livre que é desenvolvida a partir do reaproveitamento de peças usadas e equipamentos disponíveis. Isso permite uma maior aplicação no cotidiano deles”, conta o executivo do SoftexRecife, Eduardo Paiva.

 

Além de estudantes secundaristas, as oficinas contaram com a participação de universitários do curso de engenharia e de redes, assim como profissionais de formado em arquitetura. Destaque para um empresário do ramo da confecção que buscava identificar soluções de automação e elevação da produtividade de sua fábrica. Com tanta diversidade, os projetos desenvolvidos pelas turmas também foram surpreendentes, a exemplo da vassoura elétrica e de uma esteira de separação de lixo orgânico e reciclável.

 

Ao longo do mês, o SoftexRecife realizou quatro oficinas, cada uma com duração de 10 horas. Nos encontros, os participantes tiveram aulas com conteúdo teórico e prático. O objetivo da iniciativa era desmistificar o universo da tecnologia, mostrando que a robótica pode ser feita por qualquer pessoa, independentemente de conhecimento prévio sobre o assunto, formação, idade ou condição econômica e social. A atividade também focou em revelar o potencial que esses conhecimentos podem representar no dia a dia de todos.

 

Confira todos os informativos


Acompanhe nossa agenda de eventos, cursos e palestras!

Agendas de eventos

© SOFTEXRECIFE. Todos os direitos reservados.