Tecnologia para ajudar na inclusão de crianças autistas vence o prêmio UFPE/SOFTEXRECIFE Startup Demo Day

O aplicativo ‘Conte’ criado por alunos da Universidade Federal de Pernambuco para ajudar na socialização de crianças autistas foi o grande vencedor do prêmio promovido pelo UFPE/SOFTEXRECIFE Startup Demo Day. Realizado na última sexta-feira (27), o evento reuniu estudantes, empresários e especialistas do setor de tecnologia, com objetivo de aproximar a academia do mercado. O Demo Day foi resultado de uma parceria entre o SoftexRecife e a UFPE, e apresentou cinco diferentes soluções ao público.

Sem mercado, nenhum negócio vai para frente. As empresas mais maduras já têm o contato com o mercado, conhece as demandas que não são atendidas. Por isso, a conexão entre as empresas maduras e os empreendimentos que existem na universidade é fundamental para que esses empreendimentos tenham futuro e possam atender as demandas com essas soluções novas, que mudam as coisas e a vida das pessoas”, ressaltou o presidente do SoftexRecife, José Cláudio de Oliveira.

O ‘Conte’ – app vencedor – permite criar diversas histórias, através da formação de uma sequência de imagens feitas no smartphone, com sistema Android. As narrativas iconográficas são uma das técnicas usadas para facilitar o aprendizado de novos conceitos pelos autistas, uma vez que eles têm dificuldade em aceitar e compreender situações novas e até mesmo simples, como cortar o cabelo, mudar de escola, ir ao dentista ou ao supermercado.

Segundo Aline Tenório, representante do grupo que inventou o aplicativo, a ideia surgiu da experiência de estudantes de psicologia da equipe. “Elas conheciam as dificuldades dos autistas que, cada vez mais, frequentam as escolas convencionais. As histórias preparam os autistas para enfrentar situações novas, que vão acontecer num futuro próximo, em 30 minutos ou no dia seguinte”, explicou.

Esses contos ilustrados feitos pelos usuários alimentarão um banco de dados e poderão ser compartilhados com outras famílias. “As pessoas poderão montar sua própria história, tirando fotos ou usando as imagens da biblioteca virtual. Elas também poderão optar por usar as histórias feitas por outra pessoa. Já testamos o aplicativo e sabemos que funciona com smartphones. Agora, estamos na fase de ajustes”, afirmou Aline. O Conte foi testado com o apoio da Afeto – Associação de Famílias para o Bem-estar e Tratamento da Pessoa Com Autismo.

Agora, os integrantes do grupo criador do aplicativo se preparam para participar, este mês, de um jantar de negócios organizado pelo SoftexRecife, instituição que reúne mais de 80 empresas de TIC em Pernambuco e faz parte de uma rede nacional de entidades sem fins lucrativos que visam à melhoria do setor no país. Afora o presidente do SoftexRecife, já confirmaram a presença no encontro o gestor do fundo de investimentos CRIATEC 2, Haim Mesel, e o diretor da Daccord, Américo Amorim, um dos maiores cases de sucesso do Porto Digital.

Outros aplicativos – O UFPE/SOFTEXRECIFE Startup Demo Day também lançou outro quatro produtos construídos por alunos do Centro de Informática (CIn) da UFPE, durante a disciplina “Projetão”. Confira a descrição de cada um dos projetos que têm, como característica em comum, a finalidade de facilitar a vida das pessoas.

NEWCOMERS – Numa viagem, o aplicativo Newcomers é um novo meio de encontrar programas divertidos que estejam acontecendo próximo ao local em que o turista se encontre. Apenas escolhendo o tipo de programação que procura, é possível achar dicas do que fazer na cidade que está visitando e tirar dúvidas com quem mais sabe sobre local: os próprios moradores.

INFILA – O Infila visa diminuir o tempo de espera em consultórios médicos. Através de um aplicativo mobile, os pacientes poderão visualizar quanto tempo falta para serem atendidos, ver a posição em que eles se encontram na fila, efetuar o desmarque de uma consulta e muito mais. Além disso, a recepcionista possui uma versão web da plataforma e faz o gerenciamento da fila.

ARTCASE – O Artcase é um aplicativo que conecta artesãos e compradores em uma rede criativa e intuitiva, otimizando o tempo do vendedor e possibilitando aos usuários uma exposição diversificada de produtos feitos à mão, com carinho e capricho.

CYCLE VIEW – O Cycleview é um dispositivo gerenciado por um aplicativo que visa dar mais segurança ao ciclista no trânsito. Através de uma câmera traseira e alertas sonoros, o ciclista toma conhecimento sobre tudo o que acontece no seu entorno. Existem, ainda, os LEDs que, atrelados ao sensor de distância, mudam de intensidade, enviando alertas aos demais transeuntes e automóveis, tudo isso por um preço razoável e com a praticidade do seu smartphone.

Acompanhe nossa agenda de eventos, cursos e palestras!

© SOFTEXRECIFE. Todos os direitos reservados.